Para você poder aumentar sua produtividade e de quebra diminuir seu stress, será necessária uma boa dose de autoconhecimento. Abaixo preparei um material bem detalhado, um guia tipo check list sobre esse assunto especialmente para você:

1. Vamos falar primeiro do local onde você trabalha: seja ele home office ou na empresa, sua mesa deve conter o necessário para seu trabalho, nem mais nem menos. Deve estar arrumada e organizada para que você ache tudo com facilidade, isso inclui arquivos físico, digitais no computador e no celular.
2. Ter uma plantinha e/ou uma foto que lhe traga bem-estar também vai lhe ajudar, pode ser de um bicho de estimação, familiares ou local para onde deseja viajar.
3. Se você toma bastante água, deixe uma garrafa bem legal no local com um copo bacana, tudo gostoso de usar.
4. Se possível posicione sua mesa numa posição onde você tenha uma vista agradável.
5. Se você gosta de trabalhar ouvindo música e se sua empresa permite isso, coloque fones para não incomodar os colegas e vá em frente, faça isso!
6. O próximo passo, e bastante importante para poder aumentar sua produtividade de uma vez por todas, é perceber quanto tempo você leva para fazer as coisas, suas atividades do dia a dia, desde as mais simples como tomar banho, se trocar, etc., como também as mais complexas como por exemplo fazer uma proposta, uma apresentação ou algum trabalho que você realiza com frequência que exige mais concentração e foco, então lápis e papel na mão e bora lá começar a anotar.
7. Perceba seus picos de produtividade ao longo do dia, isto quer dizer, tem gente que funciona melhor de manhã, outras pessoas à tarde, outras à noite, outras de madrugada. Descubra qual é seu melhor período e reserve-o para fazer as atividades mais complexas ou que requeiram maior atenção deixando os outros períodos de “baixa” de produtividade para as atividades mais mecânicas e corriqueiras.
8. Fazer pausas de 10 minutos de hora em hora ou no máximo a cada 2 duas horas é o ideal. Aproveite e olhe o céu.
9. Perceba também se você não está centralizando muitas tarefas que poderia delegar em suas mãos, chega um momento que abrir mão do controle se faz necessário em prol de outras necessidades, isso vale não só para o trabalho como para as atividades da casa também.

Com estas informações você já pode começar a balancear melhor sua vida, certamente terá um dia mais leve, o stress baixará e sua produtividade aumentará. Meça como está hoje e depois meça como ficou depois de ter adotado essas dicas, vá ajustando de forma que fique cada vez melhor para você e depois me conta como foi.

Espero ter ajudado, um grande abraço e sucesso!

Cristiane Belfiore

Sou especialista em organização pessoal. Meu objetivo é tornar seu dia mais leve, produtivo e rentável, baixando seu stress e deixando sua vida mais agradável, prática e funcional.
Cristiane Belfiore
Share This