As férias começam quando a gente começa a planejá-la. A partir desse momento já pode ser uma grande curtição os preparativos iniciais então aproveitem e curtam cada momento. Mas o que a maioria das pessoas não pensa é como será na volta. O que acontece é que a grande maioria deixa para voltar muito em cima da hora de voltar ao trabalho, deixando de lado o bem-estar físico e mental adquiridos nesse período. Isso faz com que as pessoas já comecem a entrar em quadros de stress e ansiedade imediatamente após a volta das férias, perdendo quase que imediatamente o bem-estar conquistado.
Para ajudá-los nesse “antes, durante e depois”, listei abaixo…..dicas:
1. Faça uma lista das prioridades do trabalho a serem resolvidas antes de você sair de férias. Veja se ficará alguma tarefa ou projeto que necessite continuidade e delegue para alguém de sua confiança tocar. Veja também se tem alguma demanda agendada próxima a data de sua volta, assim você não precisa surtar quando voltar.
2. Programe um aviso automático no seu e-mail informando sobre suas férias e com quem podem falar na sua ausência.
3. Faça o mesmo com a casa: deixe-a limpa e com um supermercado pré feito assim quando você voltar será só as coisas de mercado que terá que comprar.
4. Uma semana antes de voltar, dê uma olhadinha nos seus e-mails e veja se há alguma mensagem urgente ou relevante, assim você vai se preparando para voltar.
5. Não volte de viagem direto para o trabalho, chegue dois ou três dias antes para poder ajeitar suas coisas, colocar a casa, seu sono e alimentação em dia.
6. É comum ganhar uns quilinhos nas férias, portanto não se desespere, tudo voltará ao lugar, volte aos poucos para sua rotina de exercícios.
7. É comum também acumular algum trabalho, mesmo que você tenha delegado algumas atividades antes de sair, portanto vá colocando tudo em dia aos poucos, devagar e sempre, sem se cobrar tanto. Defina as prioridades e comece por elas. ficar ansioso não resolve nada e ainda piora o seu rendimento.
Principalmente, aproveite suas férias e tenha bons momentos. Isso vai recarregar suas energias para mais um ano de trabalho.

Cristiane Belfiore

Sou especialista em organização pessoal. Meu objetivo é tornar seu dia mais leve, produtivo e rentável, baixando seu stress e deixando sua vida mais agradável, prática e funcional.
Cristiane Belfiore
Share This