Comecei a falar em público na adolescência e confesso que havia esquecido desse fato. Lembrei disso recentemente, voltei ao passado. Era muito elogiada em relação a minha postura. Acho que herdei isso do meu pai. Sei que o ballet também me ajudou com minha desenvoltura no palco, mas não pense você que eu não ficava nervosa. Anos depois já na fase adulta, fiz um curso para lapidar meus conhecimentos: respiração, pausas e entonação. Quando comecei a trabalhar (2010) dando aula, fazendo palestras e atuando como Mestre de Cerimônias e depois de ter falado para milhares de pessoas, aprendi uma série de outros truques que irei passar para vocês nesse material.

Fazer uma apresentação é fundamental para passar sua ideia, sua imagem ou da empresa e em muitos casos até conseguir um novo projeto, trabalho ou promoção. Compilei em 10 dicas o que acho mais importante você saber:

1. Se for você quem vai preparar a apresentação, prepare-a com uma margem de segurança para ajustes e treinos. Coloque vídeos, música, boas fotos, coisas que engajem e motivem sua plateia.
2. Salve-a em local seguro e em duplicidade: nuvem, pen drive ou similar. Costumo imprimir e manter uma via comigo onde faço anotações e marcações.
3. Faça um pré treino em casa mesmo: calcule o tempo X quantidade de slides. Treine a entonação da voz para partes que deseja chamar mais atenção.
4. Conheça o local onde será a apresentação e saiba quem será seu público. Isso vai lhe ajudar a definir o tipo de linguagem e roupa que vai usar.
5. Outra coisa é separar seu material previamente: notebook, pen drive, fonte, laser pointer, cartões, previa da roupa e o que mais achar pertinente separar. Cuide também da sua alimentação na véspera e no dia para evitar saia justa por conta de ter comido algo que não lhe caiu bem.
6. Chegue com antecedência que dê tempo de você se instalar, checar seu material, o áudio e ir no toalete antes de começar.
7. Os primeiros minutos de sua apresentação são fundamentais para criar empatia com sua plateia, então mostre ao mundo para que veio! Seja você, aja naturalmente e lembre-se que você tem muito a oferecer e muito conteúdo bom para passar e que sua plateia quer te ouvir senão você não estaria lá nem ela.
8. Cuide da postura. A comunicação não verbal é até mais importante que a verbal, então ombros para trás, barriga para dentro e quadril no lugar!
9. Outra dica simples e fantástica: coloque a atenção em você, em alguma parte do seu corpo, assim você neutraliza qualquer insegurança que possa vir a ter.
10. Reserve 5 minutos para estar sozinho, respirar, agradecer. Vai sair tudo bem, você se preparou e certamente irá arrasar então relaxe e aproveite! Sucesso!!

Cristiane Belfiore

Sou especialista em organização pessoal. Meu objetivo é tornar seu dia mais leve, produtivo e rentável, baixando seu stress e deixando sua vida mais agradável, prática e funcional.
Cristiane Belfiore
Share This