Para ser um essencialista é preciso substituir a falsa suposição do “eu preciso fazer” por “eu escolho fazer”. Apenas algumas coisas realmente importam na vida da gente e essa questão é especialmente útil para quem tem excesso de atividades, é indeciso ou tem dificuldade de ter clareza sobre seus objetivos. As técnicas propostas pelo essencialismo ajudam a dizer “não” sempre que necessário, e ensinam a fazê-lo sem alimentar o sentimento de culpa ou falha.

Se um objetivo primordial do essencialismo é promover qualidade de vida e paz mental, assim como reduzir o stress em uma sociedade em que a pressa é quase regra e o excesso de informação tende a perturbar a tomada de decisão, então como empregar o minimalismo na vida pessoal e profissional?

Para iniciar esse processo e sair desse círculo vicioso que é nossa vida, escrevi abaixo um passo a passo para que você possa ter um norte:

  1. Descubra seu propósito.
  2. Faça uma lista do que é realmente importante para você, seja na vida pessoal, profissional ou familiar.
  3. Identifique e remova os obstáculos.
  4. Crie hábitos e rotinas diferentes e inovadoras.
  5. Perceba quanto tempo você leva para realizar suas atividades assim terá como gerenciá-las melhor.
  6. Tenha uma boa administração do tempo, assim pode fazer o que é realmente importante para você.
  7. Tenha consciência sobre o que precisa ser priorizado e sobre o que pode ser eliminado.
  8. Faça em pequenas etapas e divida suas atividades maiores em fases.
  9. Siga focando em uma única atividade de cada vez, realizando-a com excelência.
  10. Lembre-se que multitarefa é diferente de multifoco.

Para finalizar, existe um dado estatístico que mostra que o ser humano leva 28 dias para mudar/implementar um novo hábito, então o interessante desse processo todo é não desistir, focar, ter paciência e se superar, mesmo porque o essencialismo, bem como o minimalismo, é um estilo de vida e não uma competição onde você tem que provar algo para alguém, então fica aqui minha última dica!

Um abraço e sucesso nas suas escolhas!

Cristiane Belfiore
Share This