Quem nunca quis que seu dia tivesse mais que 24 horas? E se tivesse, você realmente daria conta de fazer tudo?

O fato é que temos tempo suficiente para realizar nossa rotina, o que pode estar faltando é o conhecimento de onde e em que estamos usando nosso tempo, e também a ausência de definição de prioridades.

Falando do ambiente corporativo, além das atividades rotineiras, sempre vem junto as demandas inesperadas. É aí que entra a gestão da agenda versus tempo. Com essa gestão é possível organizar e planejar sua rotina, inclusive levando em consideração o inesperado.

Sabemos que é muito difícil ter uma agenda organizada da noite para o dia, até porque não existe um plano a ser seguido e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Por isso, tudo é questão de encontrar o que é bom para você, seu estilo pessoal, o que se adequa ao seu trabalho e a sua rotina.

Veja abaixo algumas dicas que separei para te ajudar na gestão da sua agenda:

1. Evite o estresse

Ele ocorre quando aceitamos mais do que somos capazes de dar conta, então aprenda a dizer não, delegar e negociar com os parceiros e chefes.

2. Defina sua agenda por prioridades

Tarefas que trouxerem mais resultado a curto prazo e/ou demandem menos tempo para serem executadas têm prioridade na lista.

3. Planeje

Agende as tarefas com margem de segurança, seja com um gerenciador de tarefas, uma planilha ou um caderno de anotações.

4. Liste

Faça um “To-do list” e deixe sua cabeça livre para tomar decisões.

5. Prazos

Defina e, principalmente, acompanhe os deadlines.

6. Produtividade

Evite fazer mil coisas ao mesmo tempo, porque isso sabota sua produtividade. Portanto fique de olho nisso e mantenha o foco!

7. Atenção

Antes de sair pegando todas as tarefas ou projetos que passarem na sua mesa, dê uma olhada na sua “To-do list”. De nada adianta assumir mais responsabilidades se você terá que deixar algo de lado, ok?

8. Horários

Por fim – mas extremamente importante -, reserve de duas a três horas do seu dia para executar as atividades que fogem da sua rotina, como urgências e afins.

Por menos estresse, mais produtividade e mais vida!

Boa semana, bom trabalho e sucesso!

Cristiane Belfiore
Share This