Trabalho remoto, Home office ou Teletrabalho, como também é conhecido, sempre foi o sonho de consumo de muita gente, porém não eram todas as empresas que permitiam que o profissional trabalhasse de casa. A pandemia obrigou a todos a experimentar essa modalidade, que, para alguns senão para sua maioria, esse tipo de trabalho veio para ficar!

O Home office vai exigir uma grande fatia de organização e uma mudança de comportamento a curto prazo e o profissional tem que estar disposto a isso senão a operação pode falhar.

O fato de estar trabalhando em casa traz inúmeros benefícios, como ganho de tempo em relação a deslocamentos, economia de dinheiro, estar próximo da família e se alimentar melhor, porém pode trazer também inconvenientes, uma certa acomodação, desmotivação e principalmente uma grande tentação. Sabe aqueles dias de chuva, onde trocar o trabalho por um belo filminho, cobertor e pipoca pode ser tentador?? Então! Você vai precisar ficar atendo para saber QUANDO você pode “dar o cano” no trabalho e dar uma relaxada e quando você NÃO pode dar o cano e precisa focar

A gestão do tempo e definição de prioridades também precisa ser assertiva para que você foque no que é essencial e dê conta de tudo que é REALMENTE importante, afinal você está em casa, mas agora é lá que você ganha dinheiro para pagar suas contas e realizar seus sonhos.

A questão de ter subordinados e/ou chefe remoto também precisa ser ajustada a fim de que as expectativas e metas sejam cumpridas. Criar rotinas e hábitos que facilitem a comunicação, bem como métricas para os resultados sempre foi importante e agora remotamente, então, mais ainda.

Delegar certas atividades com sua família e colocar alguns limites será fundamental para fazer a coisa toda funcionar. Eu sei que pode parecer bem difícil fazer isso, pois se trata da sua família. Sei também que principalmente se você for mulher também, pois temos uma certa tendência a centralizar atividades e a não saber dizer não, mas esse exercício será FUNDAMENTAL para se obter sucesso trabalhando em Home office.

Vamos refletir a respeito e ver o que é possível fazer a partir de já?

 

Share This