Você já parou para pensar como seu ritual matinal pode influenciar no seu humor e na sua produtividade do dia? Pois é, pode influenciar sim, tanto para melhor quanto para pior, e isso só vai depender de você!

Provavelmente você já passou por uma noite mal dormida ou algo similar, quando ao acordar sua vontade seria a de voltar para cama, ou até mesmo que já fosse domingo para não ter que levantar. Quando isso acontece, o que fazer se você tem que trabalhar, cuidar da casa, da família e tocar seu dia??

De acordo com a concepção empregada pelos pesquisadores, um ritual é “uma forma de comunicação que se repete de tempos em tempos”. Já rotina, pelo dicionário, significa “hábito de se fazer algo sempre do mesmo modo; caminho utilizado normalmente; itinerário habitual”.

A importância de ter uma rotina ou ritual diário torna-se um fator decisivo de como vai começar/ser seu dia. Mesmo que você tenha tido uma noite ruim ou algo tenha acontecido para que você tenha acordado mal, você pode reverter essa situação se quiser.

Estatisticamente, para se criar um novo hábito leva-se 21 dias se praticado todo dia, então é ai que vai ser seu pulo do gato, que você vai ter uma carta na manga para quando acordar do lado do avesso: criar um “ritual Plano B” que seja favorável ao seu estilo e jeito de ser. Para tanto, o autoconhecimento/percepção de como você funciona será fundamental.

Colocar o despertador para tocar com uma margem de segurança de 10 minutos pode fazer com que você dê uma esticadinha na cama, vire para o lado e durma mais alguns minutos ou até mesmo acorde mais devagar. Fazer 10 minutos de meditação, rezar, treinar, tomar um café gostoso, com calma, a seu modo, tomar um banho e colocar uma roupa que te traga conforto e alegria, sem sombra de dúvida pode fazer seu acordar ser diferente, por consequência fazer com que seu dia renda mais, seja mais leve e feliz. Isso vai fazer com que você tenha uma organização física e mental e energia suficiente para realizar suas tarefas do dia e atingir seus objetivos de forma melhor.

Cristiane Belfiore
Share This